Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/19 às 10h04 - Atualizado em 16/05/19 às 11h08

Aprenda como construir um galinheiro móvel

 

 

Construído sobre uma estrutura leve feita de madeira e tubos de PVC, com laterais em tela e equipado com rodas, o modelo de galinheiro que está sendo apresentado no Espaço da Agricultura Familiar, na Feira AgroBrasília, possibilita o deslocamento do aviário. Assim, as entrelinhas dos plantios podem se tornar áreas de pastagem das galinhas, fazendo o controle de plantas invasoras nesses locais. A tecnologia é uma das novidades do Circuito da Agroecologia, até o dia 18 de maio (sábado).

 

Para possibilitar o uso do galinheiro móvel como uma ferramenta de controle do mato nas entrelinhas de plantio, é necessário que a estrutura seja construída nas dimensões que possibilitem essa entrada nos canteiros. O modelo proposto pela equipe do Circuito da Agroecologia possui 2m de largura, 4m de comprimento e 2m de altura, com área útil total de 8m², suficientes para a criação de 40 galinhas. “Dependendo da quantidade de galinhas, ele pode ser deslocado diariamente para limpar a área”, afirma a coordenadora de agroecologia da Emater-DF, Isabella Belo.

 

 

“O foco desse galinheiro móvel não é uma produção comercial de ovos, mas sim promover a integração da propriedade, de modo que o produtor não precise usar produtos químicos externos no manejo desse mato”, explica a coordenadora. Ela também destaca que o tamanho do aviário pode ser adaptado de acordo com a necessidade do produtor.

 

Outra vantagem desse tipo de galinheiro está no manejo sanitário, já que basta deslocar o aviário para higienizar e descontaminar o local. Além disso, as galinhas e seus ninhos ficam protegidos contra predadores ao mesmo tempo em que são criadas em pastagem natural. “É uma estrutura de metal leve, possível de ser movimentada por duas pessoas, além de ter um baixo custo”, diz Isabella.

 

Para conhecer mais detalhes da construção e das vantagens desse modelo de galinheiro, visite o Circuito da Agroecologia no Espaço da Agricultura Familiar, durante a 12ª feira AgroBrasília, que acontece até 18 de maio.

 

No Caderno Tecnológico também estão disponíveis informações sobre como aplicar as principais tecnologias apresentadas no evento.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br