Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/17 às 8h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Ampliação do Pró-Genetica pode beneficiar cerca de 500 mil médios produtores

 

Cerca de 500 mil médios produtores do Brasil podem ser beneficiados com a ampliação do Programa Pró-Genética. A ampliação do programa, que atualmente atende agricultores familiares, foi discutida na manhã desta terça-feira, 14, na sede da Asbraer, em Brasília. O presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins e o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) Arnaldo Manoel de Souza Machado Borges, estiveram reunidos para tratar do assunto.

 

“Essa é uma parceria cada vez mais forte e queremos fortalecê-la ainda mais, beneficiando não apenas os agricultores familiares, mas também os médios produtores. Isso está sendo pensado por conta do excelente resultado do Pró-Genética, Que está trazendo uma contribuição muito grande à nossa pecuária”, avaliou o presidente da ABCZ.

 

Uma das ações definidas pelas duas entidades foi a celebração de um convênio entre as duas instituições, possibilitando que todas as 27 regionais da Emater e os cinco mil escritórios da empresa trabalhem na promoção da venda de touros melhoradores junto aos médios produtores. “Nós já somos parceiros da ABCZ desde o nascimento do Pró-Genética. O que queremos fazer agora é aperfeiçoar o programa, incluindo os médios produtores. Nós já temos mais de 500 mil produtores nesta situação e, certamente, mais da metade é pecuarista”, assegurou Argileu Martins, acrescentando que a intenção é que os extensionistas possam aliar um projeto técnico e a Pronamp – linha de crédito já disponível no mercado para esse público – para a dinamização do Pró-Genética.

 

A intenção é que o convênio entre as associações seja celebrado durante a ExpoZebu, quando a Asbraer promoverá uma reunião técnica com representantes de todas as unidades brasileiras. “Será mais um passo importante da história do Pró-Genética na promoção do melhoramento genético do rebanho nacional”, comemorou o presidente da ABCZ.

 

“A parceria da Asbraer com a ABCZ é uma parceria inteligente, porque permite que todos os agricultores familiares pecuaristas possam adquirir animais com certificação de alto padrão genético, permitindo que o investimento feito por eles seja otimizado pela qualidade dos animais, finalizou Argileu.

 

Acompanharam a reunião: o diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, o diretor da Asbraer, Lúcio Valadão, o presidente da Emater-MG, Glênio Martins, o gerente da Unidade Regional da Emater-MG em Uberaba, Gustavo Laterza, e o técnico da ABCZ e Superintendente Técnico da ACZP (Associação dos Criadores de Zebu do Planalto), Marcelo Ricardo Toledo.

 

Ascom/Asbraer

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br