Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/10/14 às 17h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Agrônomos são capacitados em olericultura

 

A atividade mais desenvolvida pela agricultura familiar no Distrito Federal é o cultivo de hortaliças (olericultura). Por isso, 25 agrônomos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) participam de capacitação durante o mês de outubro para melhor atender às famílias rurais.

 

Em parceria com a Embrapa Hortaliças, a primeira etapa da capacitação contou com informações teóricas sobre nutrição, produção de mudas, manejo integrado de pragas, doenças e viroses. Nesta semana, os participantes começaram a conhecer, na prática, as principais técnicas de cultivo utilizadas no DF.

 

Nas aulas em campo, os próprios técnicos da empresa estão repassando o conhecimento para os participantes. Segundo o gerente de articulação da Emater-DF na Embrapa Hortaliças, Antônio Dantas, “o objetivo é fazer com que a experiência da empresa seja passada para os novos agrônomos”.

 

Nesta quinta-feira (09), o gerente da unidade da Emater em Taquara, Fabiano Carvalho, falou das técnicas de cultivo de pimentão, jiló, berinjela e pimenta. Uma das propriedades visitadas foi a do agricultor Olivan Lima Peres. Há 10 anos ele conseguiu comprar a própria terra e possui uma produção de pimentão em campo e em 44 estufas. Hoje ele não pensa mais em aumentar o número de estufas. “O importante é tecnificar e aumentar a produtividade”, falou.

 

Na propriedade, diversos aspectos da produção foram explicados aos técnicos como a elaboração do adubo bokashi, a fertirrigação e o uso do tensiômetro.

 

Para a agrônoma Nádja de Oliveira, a capacitação está voltada à realidade do produtor e contribuirá para melhorar o atendimento técnico. “É uma revisão, na prática, do curso de agronomia. Está muito bem programado”, falou.

 

Programação – As aulas são realizadas nas quintas e sextas, até o dia 31 de outubro. Ainda serão tratados o cultivo de tomate, morango, folhosas, mandioca, entre outros, além da hidroponia e técnicas de irrigação.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br