Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/15 às 15h54 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Agricultura saudável em pauta

 

O agricultor Antônio Neto decidiu, há pouco mais de quatro anos, produzir hortaliças sem agrotóxicos. Morador do assentamento Chapadinha, no núcleo rural Lago Oeste (região administrativa de Sobradinho), ele conta com o apoio e a orientação técnica da Emater-DF. O esforço e dedicação à produção orgânica renderam a Antônio a indicação para sua propriedade se transformar numa unidade modelo. Na manhã desta terça-feira (27), a empresa promoveu um Dia Especial de Agroecologia na chácara do agricultor, com mais de 120 participantes.

 

Organizado em conjunto com a Secretaria de Educação e a Universidade de Brasília (UnB), o evento foi dividido em quatro estações. Técnicas de irrigação, sistema agroflorestal, cultivo consorciado, organização produtiva e comercialização foram os temas tratados com agricultores e trabalhadores rurais de várias comunidades, além de estudantes do curso de Agronomia da UnB e do ensino fundamental da Escola Classe Basevi, localizada na região administrativa de Sobradinho.

 

Para o coordenador de Operações da Emater-DF, Adalmyr Borges, realizar um dia de campo na Chapadinha tem um significado especial. “Essa iniciativa demonstra a importância que o Governo de Brasília tem dado à agricultura sustentável e à pauta agrária”, observou.

 

Já a professora Ana Maria Resende Junqueira, coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica (CVT-AAO) da UnB, destacou o valor da parceria entre as instituições. “É importante que a sociedade entenda que vários órgãos estão trabalhando por uma agricultura melhor para o país”, disse.

 

A diretora da Escola Classe Basevi, Alexandra Rocha, ressaltou o caráter educacional da atividade. “É gratificante trazer os alunos numa comunidade rural para que eles conheçam de perto como é a produção de alimentos e valorizem a alimentação saudável”, pontuou. O colégio mantém o projeto “Escola e Comunidade Sustentável” — uma parceria com a Emater-DF que incentiva os estudantes a cuidarem de uma horta escolar.

 

Saúde — Natural da Bahia, Antônio Neto vive em Brasília há 21 anos. Na chácara, ele planta cenoura, beterraba, alface, coentro, salsa, cebolinha, couve e até morango. “A preocupação maior é com a saúde, não só minha e da minha família, mas também do meu consumidor e do meio ambiente. Por isso, optei pelos orgânicos”, explica.

 

Junto com outros agricultores da comunidade, Antônio vende seus produtos em sete feiras — dentre elas, a Ceasa, a Feira do Padre (em Sobradinho) e a do Lago Oeste. O agricultor recebe atendimento dos técnicos do escritório local de Brasília da Emater-DF. “A Emater tem sido uma parceira importante. Desde que fiz a opção pela agricultura sem química, os funcionários da empresa se dispuseram a pegar na enxada comigo”, comemora.

 

 

Rinaldo Costa 
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br