Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/09/15 às 11h56 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Agricultura familiar ganha mais um espaço de comercialização

 

Produtos saudáveis, conforto e praticidade. Foi assim que a servidora da Secretaria-Geral da Presidência da República (PR), Antonieta Maria Pereira de Assis, definiu a Feira da Agricultura Familiar, que começou a funcionar no anexo IV da PR, há uma semana. A iniciativa foi resultado da parceria entre a Emater-DF e a Secretaria-Geral, e tem como objetivo divulgar e abrir novos canais de comercialização para a produção local.

 

Antonieta coordena o projeto junto com o extensionista José Nilton Lacerda, da Emater-DF. A feira funciona todas as quintas-feiras, das 10h às 15h.

 

Frutas, verduras, legumes, artesanatos, produtos processados, derivados de leite de cabra, mel, geleia, sorvetes, desidratados e flores estão distribuídos em barracas que abrigam 30 produtores da agricultura familiar.

O produtor de hortaliças, Gaspar Martins, se disse muito satisfeito com a nova opção para comercializar seus produtos. “Estamos vendendo muito bem. Em apenas uma hora de feira já vendi praticamente 50% dos produtos que trouxe”, disse. “A cenoura até já acabou”.

 

Dona Ivone Bezerra Farias já consumia produtos orgânicos, que ela adquiria no final da Asa Norte. “Agora, temos a praticidade e a comodidade de comprar em nosso ambiente de trabalho”, comemora.

 

A presidente da Cooperativa Multiflor, Alane Souza Oliveira, disse que os funcionários da Presidência da República estão muito interessados pelos produtos. “Estamos comercializando envasados, ervas medicinais e aromáticas, além de flores, cactos e suculentas. As vendas estão superando as nossas expectativas”.

 

Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, os bons resultados das feiras incentivadas pela Empresa são parte de uma política de ampliação de espaços para a comercialização dos produtos da agricultura familiar. “O trabalho do extensionista vai do campo à cidade. No campo, damos assistência aos pequenos e médios agricultores auxiliando-os com novas tecnologias, que melhoram a qualidade dos alimentos, a produtividade e também dão a ele qualidade de vida. Na cidade, ajudamos esses produtores a encontrar formas de comercializar a totalidade de sua produção e, ao mesmo tempo, ofertar à população urbana alimentos de qualidade. Com isso, estamos trabalhando o desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade, que é a nossa missão”.

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br