Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/13 às 11h24 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Agricultura do DF é modelo de desenvolvimento

 

Fernando Kubota e José Capilé são agricultores familiares da região rural de Brazlândia. Ambos têm acesso às políticas públicas de fomento à agricultura no Brasil, e viram sua produção crescer nos últimos anos graças ao crédito rural e à assistência técnica de qualidade prestada pela Emater-DF. Esses exemplos de sucesso despertaram o interesse do vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Marino Murillo, que está no Brasil para fortalecer a agenda bilateral e regional. Na manhã desta terça-feira (9), o vice-presidente cubano visitou as duas propriedades, onde pôde conhecer a experiência brasileira que vem proporcionando aumento da renda no campo e mais segurança alimentar.

 

A visita começou na chácara do produtor Fernando Kubota, cujo forte é a plantação de goiabas. Kubota foi o primeiro agricultor brasileiro a ser beneficiado com o programa Pronaf Mais Alimentos, do governo federal. Em 2008, ele adquiriu um trator e, posteriormente, um caminhão; além disso, implantou estufas. Com os equipamentos, pôde aumentar a produção.

 

Em seguida, a delegação conheceu o agricultor José Capilé, produtor de morangos no assentamento Betinho, também beneficiário do mesmo programa. Capilé possui um trator e um caminhão adquiridos com recursos do Mais Alimentos, além de outros maquinários que possibilitaram um salto na produção.

 

O vice-presidente cubano se mostrou bastante interessado nos programas de crédito e do dia-a-dia dos agricultores. Conversando diretamente com eles, Marino Murillo questionou detalhes sobre lavoura, mercado, equipamentos, insumos, colheita e rotina da família e dos trabalhadores rurais. A comitiva era composta ainda pelos vice-ministros da Agricultura, Julio Pérez, da Economia, Joaquín Valverde, além de assessores de áreas afins.

 

De acordo com informações do Palácio do Itamaraty, o comércio entre Brasil e Cuba cresceu mais de 600% entre 2003 e 2012. No ano passado, a corrente de comércio bilateral alcançou o recorde histórico de US$ 661,6 milhões. A cooperação entre os dois países inclui financiamentos para a realização de projetos nos setores de alimentos, agricultura e infraestrutura.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br