Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/15 às 8h53 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Agricultura de excelência

 

O Distrito Federal é a terceira unidade da federação mais competitiva em agricultura. Em 2014, enquanto o PIB do DF cresceu 1,8%, o do setor agrícola aumentou em 11%. A capital federal tem as maiores produtividades em milho, feijão, pimentão, tomate, morango e trigo, dentre outros, além de ser uma região altamente tecnificada, com uma agricultura familiar forte e articulada. Essas são algumas características que fazem do DF vitrine quando o assunto é produção agropecuária — uma cidade que poucos brasileiros conhecem e que a Agrobrasília se propõe a expor.

 

Na manhã desta sexta-feira (17), um grupo de profissionais de comunicação esteve no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, onde ocorre a feira, para conhecer um pouco mais sobre esse evento que, em oito anos, já é uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil. O dia de campo para jornalistas, realizado pela coordenação da feira, reuniu mais de 20 profissionais de imprensa.

 

Na ocasião, o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, reforçou o simbolismo para a região que a Agrobrasília representa. “Além da oportunidade de negócios, a feira é uma vitrine de inovações tecnológicas e prestação de serviços, o que demonstra o sério trabalho realizado não só pelo governo, mas principalmente pelos produtores que atuam aqui”, pontuou.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, lembrou que a agricultura é uma atividade dinâmica. “Por isso, a necessidade de apresentar novas tecnologias constantemente, e a Agrobrasília representa bem esse papel”, explicou. A Emater-DF coordena, dentro da feira, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), onde os produtores podem conhecer soluções de baixo custo aplicáveis a pequenas propriedades.

 

A Agrobrasília é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e tem o apoio do GDF por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e da Emater-DF. A feira ocorre entre os dias 12 e 16 de maio, sempre de 9h às 17h, com entrada franca. O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci fica na BR-251, km 5 (rodovia Brasília – Unaí), no núcleo rural PAD-DF.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br