Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/04/14 às 10h49 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Agricultura atrai crianças no “GDF Junto de Você”

 

Uma pescaria ecológica atraiu dezenas de crianças ao estande do Sistema Agricultura, formado pela Secretaria de Agricultura, Ceasa-DF e Emater-DF, neste sábado (12). Em vez de peixes, as crianças pescaram CDs com perguntas sobre o setor. Quem acertava recebia uma mudinha de alface. Cerca de 300 mudas são distribuídas por dia. A ação faz parte do “GDF Junto de Você”, que levou serviços de todas as secretarias e empresas públicas do DF à população do Recanto das Emas neste fim de semana.

 

“As perguntas são sobre agricultura e meio ambiente, mas com um baixo grau de dificuldade, para que as crianças consigam responder. Já a muda de alface é dada para estimular o consumo de alimentos mais saudáveis”, explicou o engenheiro agrônomo da Ceasa-DF, Marcos Franco.

 

Uma das pescadoras foi a pequena Sara, 3 anos. Empolgada, ela disse que agora vai comer a salada. “Ela está encantada, é muito difícil fazer uma criança comer qualquer coisa que seja verde hoje em dia, mas acho que com a muda, plantada por ela mesma, pode ser mais fácil convencê-la”, afirmou a mãe da pequena, Tatiane Miranda, 30 anos.

 

Enquanto as crianças se divertiam, os técnicos do Sistema Agricultura aproveitaram para apresentar aos pais os programas das três instituições. “Temos o mostruário de frutas, verduras e legumes, as árvores de reflorestamento e os programas de incentivo à alimentação saudável e desenvolvimento rural sustentável”, ressaltou o engenheiro agrônomo.

 

Reflorestar – O foco do programa “Reflorestar” é a recuperação e proteção dos recursos hídricos, a conservação do solo e a educação ambiental. O objetivo é auxiliar os produtores rurais a se adequarem às normas ambientais, com disponibilização de espécies nativas do Cerrado para a recuperação das áreas de preservação da reserva legal das propriedades.

 

Agroqualidade – Voltado para os produtores e comerciantes de atacado, a ideia é promover a melhoria do abastecimento de produtos de hortifrutigranjeiros com a aplicação da segurança alimentar e nutricional do Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE). A “Agroqualidade” inclui a higienização e padronização das caixas plásticas; rotulagem atrelada à rastreabilidade; monitoramento de resíduos de agrotóxicos; classificação dos produtos hortifrutícolas; e gerenciamento de resíduos sólidos.

 

Texto: Vaneska Freire
Fotos: Pedro Ventura
Agência Brasília

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br