Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/19 às 16h34 - Atualizado em 20/08/19 às 12h11

Agricultores orgânicos do Lago Oeste investem na capacitação de mão de obra

Grupo de trabalhadores rurais visita propriedade orgânica em Planaltina

 

Começou, nesta terça-feira (13), um curso específico para trabalhadores da agricultura orgânica, a maioria do núcleo rural Lago Oeste, que fica na área rural de Sobradinho. A capacitação realizada pela Emater-DF vem atender à demanda dos agricultores orgânicos que precisam contratar mão de obra capacitada a atuar com as particularidades dessa produção.

 

Segundo a engenheira agrônoma da Emater-DF Roseli Garcia, os próprios agricultores orgânicos identificaram que, apesar do investimento que fazem em sua produção, o fato de a mão de obra que contratam não ser capacitada prejudica o desenvolvimento do sistema produtivo. “Por não ter entendimento do sistema orgânico, muitos trabalhadores não estavam dando o retorno desejado”, afirma Roseli.

 

Parceria entre Emater, Seagri e Campo visa segurança alimentar de populações vulneráveis
Programa Filhos deste Solo abre inscrições nesta terça-feira; veja como participar

 

Com isso, a Emater-DF organizou essa capacitação, que acontecerá em cinco encontros, às terças-feiras, trazendo informações teóricas e práticas relacionadas à produção orgânica. “O destaque é que os trabalhadores estão recebendo a diária referente ao seu dia de trabalho, para estarem aqui recebendo esse conhecimento”, lembra Roseli. “É bem importante essa compreensão do agricultor orgânico de investir no seu trabalhador”, diz a agrônoma.

 

Participantes fazem primeira visita técnica do curso de capacitação a trabalhadores de orgânicos

 

Segundo o agricultor orgânico Vilmar de Almeida, que recebeu a turma em seu primeiro encontro para conhecer a sua propriedade, nesta terça-feira (13), ter trabalhadores capacitados está entre as maiores dificuldades dos produtores de orgânicos. “A gente pega trabalhador de outras propriedades e eles já estão acostumados em outro ritmo. Até adaptar ao modelo que temos hoje demora”, afirma o agricultor.

 

Agricultor Vilmar de Almeida explica aos participantes do curso a como fazer compostagem

 

Para Almeida, a mudança de mentalidade é muito importante para o desenvolvimento da produção orgânica. “No início, a resistência estava dentro de mim, só depois a gente viu que as plantas respondiam bem dessa forma, e fomos mudando aos pouquinhos”, diz o agricultor.

 

A capacitação para trabalhadores da agricultura orgânica vai até o dia 10 de setembro. Interessados devem procurar a Emater-DF mais próxima de sua propriedade para se inscrever nas próximas turmas (veja aqui o endereço dos escritórios da Emater).

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br