Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/21 às 13h22 - Atualizado em 8/03/21 às 13h23

Agricultura familiar vai fornecer 20 toneladas de alimentos por semana a pessoas em situação de vulnerabilidade

O secretário de Agricultura, Candido Teles, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e o presidente da Ceasa, Sebastião Márcio

 

Vinte toneladas de produtos de agricultores familiares atendidos pela Emater-DF serão distribuídas semanalmente a entidades socioassistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa. Os alimentos são destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

O anúncio da compra e distribuição, feita pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Governo do Distrito Federal, foi feito na manhã desta segunda-feira (8) no Banco de Alimentos, com a presença da presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, do secretário de Agricultura, Candido Teles, do presidente da Ceasa, Sebastião Márcio, e da diretora do Banco de Alimentos, Lidiane Pires.

 

“Mais uma ação do governo para ajudar os que mais precisam. É uma iniciativa importante por todo o seu alcance: primeiro, porque ajuda as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade; depois, porque incentiva a economia pela compra de produtos produzidos por nossos pequenos agricultores; e além disso, ainda integra todos os órgãos da agricultura em uma mesma ação”, afirmou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

A contratação das compras pelo PAA é feita pela Secretaria de Agricultura, que lança o edital. A Emater-DF presta assistência aos produtores e os ajuda com a adequação aos editais de chamamento e a Ceasa e o Banco de Alimentos cuidam da logística de arrecadação e distribuição.

 

O Banco de Alimentos tem 300 entidades cadastradas e atende cerca de 30 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. As compras previstas pelo PAA para este ano chegam a R$ 1,8 milhão. No ano passado, a instituição distribuiu 421 mil toneladas de alimentos a pessoas necessitadas.

 

Produtos da agricultura familiar produzidos no Distrito Federal

 

PAA
O PAA é um programa como objetivos garantir a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social e incentivar a agricultura familiar. Para agricultores ou instituições socioassistenciais participarem do programa, é preciso cumprir alguns requisitos.

 

Veja abaixo:

Agricultor familiar: o agricultor familiar interessado em participar do PAA deve procurar a Coordenação de Compras Institucionais da Seagri ou o escritório local da Emater-DF mais próximo de sua propriedade para ser orientado de como participar do Programa. É necessário que o agricultor familiar possua a Declaração de Aptidão ao Pronaf.

 

Entidades socioassistenciais: o Banco de Alimentos da Ceasa faz o Abastecimento Complementar das Entidades socioassistenciais sem fins lucrativos, através dos programas PDZ; PAA/TA; PAPA; PAA/CONAB; e Programa Doação Simultânea. Dessa forma, a entidade socioassistencial deve procurar o Banco de Alimentos – B.A. da Ceasa-DF, preencher a ficha de cadastro e aguardar a vistoria da equipe do B.A. A entidade deve ter:

 

1. Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e ser de natureza jurídica sem fim lucrativo;
2. Fornecer gratuitamente refeições de forma continuada;
3. Possuir capacidade de processar os alimentos na entidade;
4. Formulário de Cadastro do Banco de Alimentos – CEASA/DF;
5. Estratificação do Público Beneficiário;
6. Cópia do estatuto social da Entidade;
7. Cópia da ata de eleição/posse da diretoria na validade do mandato;
8. Cópia de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
9. Cópia dos documentos pessoais do representante legal (CPF e RG);
10. Relação das pessoas atendidas pela Entidade (quando for o caso).

 

Para mais informações, ligar na Ceasa-DF no telefone: (61) 3363-1203.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br