Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/14 às 11h53 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Agricultores familiares têm espaço nobre para comercialização no DF

 

Já pensou sair do trabalho, tomar um cafezinho fresco, comer pão de baru, se refrescar com sorvete de jatobá ou relaxar com um licor de jabuticaba apreciando a bela vista da Esplanada dos Ministérios?

 

Agora é possível já que governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o vice Tadeu Filippelli, a primeira dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, e várias autoridades inauguraram o “Café da Torre de TV” na tarde de sábado (07), localizado no Mezanino da Torre de TV.

 

A parceria entre o Sistema Público de Agricultura, por meio da Emater-DF, e da Secretaria de Turismo possibilitou a inserção de um café com produtos regionais em um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Os produtos também serão comercializados.

 

Organização – O local será coordenado pela Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária – vencedora da chamada pública que aconteceu em maio deste ano- junto a outras 11 instituições do DF e Entorno beneficiando diretamente a mais de 1000 famílias, gerando renda, qualidade de vida levando dignidade para quem mora no campo.

 

De acordo com a secretária executiva do Instituto Itiquira, Zezé Weiss, a iniciativa do governo em ceder um espaço tão nobre para mostrar o que é produzido por agricultores familiares é única e ressalta que “vão dar conta do recado e corresponder a todas as expectativas geradas”. “A sociedade precisa entender a complexidade de agricultura familiar e esse é o momento de mostrar o potencial desses produtores integrando cada vez mais áreas urbana e rural”.

 

Funcionamento – O local funcionará de 13h às 19h de quarta-feira a domingo. O objetivo é avançar na geração de renda para os agricultores, valorizar a produção local e ofertar à população alimentos de qualidade e divulgar aos turistas os produtos feitos em Brasília. Dentre os produtos que serão servidos estão cafés orgânicos, pães, bolos, doces, sucos, produtos lácteos e processados da agricultura familiar do Distrito Federal e Entorno.

 

“A Copa do Mundo é uma grande oportunidade para promoção do turismo e divulgação da cultura alimentar local. Com isso a comercialização e a valorização de produtos regionais são essenciais para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa cidade”, afirma o presidente da Emater, Marcelo Piccin.

Muito à vontade o governador do Distrito Federal foi para trás do balcão e serviu vários cafés as autoridades presentes. O café degustado e os demais produtos oferecidos foram aprovados.

 

Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br