Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/15 às 9h53 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Agricultoras comercializam 1.500 lanches para Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social

 

Durante as Pré-Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional, realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), o que não pode faltar são alimentos frescos e de qualidade. Mais de 1.500 kits lanches foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (PAPA-DF) para os eventos. Tudo é produzido no DF, desde a bebida láctea até os pães artesanais são fornecidos pela associação Flores do Contagem, composta por agricultoras familiares do assentamento Contagem, em Sobradinho.

 

Para participarem da chamada pública da Secretaria e fornecerem os produtos para o evento, as produtoras percorreram um bom caminho com o apoio da Emater-DF em todas as etapas: desde a organização por meio de associação, aquisição da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e capacitações em boas práticas de fabricação até à produção de panificados, por meio de uma pequena agroindústria registrada na comunidade.

 

Vitórias

 

O incentivo para se organizarem veio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), executado pela Emater-DF. Para a construção de casas no assentamento, era preciso que a comunidade fosse organizada por meio de associação – para administrar os recursos e os projetos das residências – e que tivesse a DAP, que comprova os requisitos para acesso a diversas políticas públicas federais e distritais.

 

A unidade da Emater-DF em Sobradinho ajudou a organizar as documentações necessárias para formalizar a associação e para a emissão da declaração. Após esta etapa, a empresa capacitou e orientou as agricultoras do assentamento na produção de panificados, para geração de renda e desenvolvimento da comunidade.

 

Para ampliar a produção de pães, biscoitos e bolos, as produtoras estão construindo uma nova agroindústria graças ao apoio de R$ 500 mil do Programa ReDes – desenvolvido pelo Instituto Votorantim e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o desenvolvimento sustentável de municípios brasileiros.

 

O projeto da associação Flores do Contagem foi um dos sete selecionados entre os 33 inscritos. “Até o final de agosto, a nova agroindústria estará pronta e terá maior capacidade de produção, o que permitirá que a associação participe de mais editais e atendam mais encomendas”, explica a gerente da Emater-DF em Sobradinho, Eleutéria Guerra.

 

Entregas

 

Neste sábado (4) será feita a última entrega para a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Serão confeccionados mais de 600 panificados, nesta sexta-feira (3), pelas agricultoras.

 

Outro edital também foi vencido pela Flores do Contagem para entrega de lanches ao governo. A Secretaria de Saúde vai adquirir dois mil kits os participantes da 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal e pré-conferências regionais, neste mês de julho.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br