Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/18 às 17h15 - Atualizado em 29/10/18 às 17h15

Aconteceu em Brazlândia a Oficina de confinamento de bovinos

 

Diante da considerável queda na criação de gado leiteiro, alguns produtores têm migrado para a atividade de gado de corte, na região de Brazlândia. Diante desse cenário, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) promoveu, em sua unidade em Brazlândia, a Oficina sobre Confinamento de Bovinos. A atividade aconteceu no dia 24 de outubro e terá continuidade na próxima quarta-feira, dia 31.

 

O evento foi programado para aqueles produtores de gado que já alimentam seus animais no cocho, no sistema de semi confinamento. “Nosso objetivo é fazer o aperfeiçoamento técnico daquilo que eles já fazem hoje de forma amadora e aumentar o nível de conhecimento específico em alimentação de bovinos por confinamento”, explica o extensionista rural Mário Paschoal, médico veterinário de Brazlândia.

 

A oficina traz orientações sobre os diferentes modelos de produção de carne bovina, dicas para implantação e dimensionamento de um confinamento, além de referências sobre a gestão financeira. “Nenhuma atividade, por mais bacana que seja, se não der dinheiro, não vai se sustentar”, argumentou Ricardo Luz, zootecnista da Emater-DF convidado para ministrar parte da formação. Ele explicou que o valor de aquisição do boi magro é 70% do custo total da atividade, vindo em seguida os gastos com alimentação. “É essencial comprar bem”, afirma.

 

O produtor Donizete Mariano Passos parabenizou a iniciativa. “Não existe muita informação nessa área”, disse ele e aproveitou para tirar suas dúvidas sobre a alimentação de seus animais. Outros produtores também fizeram perguntas sobre essa questão. “Não existe receita de bolo”, destacou Ricardo Luz. “É preciso ver o perfil do seu gado, conhecer o que está disponível em sua propriedade para formular a dieta adequada”, disse o especialista.

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br