Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/15 às 11h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Abertura da Semana do Pimentão tem homenagem a produtores

 

Foi com entrega de prêmios, palestras, exposição e com a presença de diversas autoridades e produtores da região que aconteceu, na noite dessa quinta-feira (3), a abertura da 17ª Semana do Pimentão, em Taquara (Planaltina-DF).

 

Prestigiando a festa, marcaram presença o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Thiago Jarjour, o presidente da Cootaquara, Maurílio Cézar Silveira Cardoso, o presidente da Ceasa, Renato Dias, o secretário adjunto de Agricultura, Sebastião Márcio Lopes, o superintendente da OCDF/Sescoop, Remy Gorga Neto, entre outras autoridades.

 

As comemorações começaram com uma palestra do gerente do Escritório da Taquara, Fabiano Carvalho. Em seguida, autoridades homenagearam a organização do evento, ressaltando momentos importantes vividos pelos produtores presentes.

 

O secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Thiago Jarjour, parabenizou os produtores confirmando a excelente participação de quase a totalidade deles no Programa Prospera. “Fiz questão de vir aqui hoje quando soube que grande parte dos produtores aqui presentes são clientes do Prospera. Hoje, a gente já vê a população rural se aproximar da população urbana, no que diz respeito ao crédito. São 65% na área urbana e 35% na área rural. E o compromisso que firmo aqui com vocês é tornar cada vez mais igual essa distribuição do crédito”, assegurou Jarjour.

 

Ressaltando a importância da região, o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, convidou a todos a continuar trilhando o caminho do desenvolvimento, que teve início há 20 anos. “O crescimento desta região, pelas mãos de vocês, produtores da agricultura familiar, está muito ligado no fato de terem acreditado nos extensionistas da Emater. E isso é motivo de orgulho para todos nós. Acreditar nessas pessoas é acreditar em desenvolvimento, em uma vida melhor. Acreditar nessa força, nessa união, é um passo decisivo para que vocês sempre tenham motivos para comemorar. Aqui, temos mil pessoas empregadas na atividade do pimentão. E isso não é pouco, mas tenho certeza que teremos muito mais, conhecendo a determinação de vocês”.

 

Tendo trabalhado no Escritório da Taquara, o secretário da Agricultura, José Guilherme Leal fez um histórico das relações estabelecidas entre ele e seus colegas extensionistas e os produtores da região. “Estive trabalhando aqui de 1996 até 2002. E confiro a este tempo um dos melhores de minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Aqui fiz amigos de toda uma vida entre os colegas de trabalho e os produtores. Vocês muito me ensinaram”, assegurou.

 

Leal destacou ainda a importância da CooTaquara, cooperativa que viu nascer e mudar a vida dos produtores da região. “Vocês construíram uma alternativa de comércio de forma mais justa e consolidaram a comercialização de seus produtos com a garantia de pagamento das transações realizadas. Isso, para os dias incertos daquela época, foi uma conquista, significou tranquilidade para as famílias da região”.

 

O evento vai até sábado (5) com a Cavalgada do Pimentão, às 10h, e com o Baile, às 22h, no salão comunitário da Igreja de São João Batista.

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br