Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/01/16 às 10h02 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

A hora e a vez da Ater na TV

 

O lançamento do programa de televisão Momento Inovação na Agropecuária, da Asbraer, nesta quinta-feira (7), contou com a participação de várias autoridades do setor de agricultura, tanto em nível estadual como em nível federal. O presidente da entidade e da Emater-DF, Argileu Martins, falou para todos os presentes sobre a importância da divulgação dos resultados da extensão rural no país. O encontro foi realizado na sede da Asbraer, em Brasília.

 

O programa Momento Inovação na Agropecuária vai ao ar, todos os dias, dentro da programação da TV BAND, inserido no programa Terra Viva. E está disponível na internet no link tvterraviva.band.com.br . Também pode ser assistido no Youtube/asbraer.

 

Momento Inovação vai mostrar como as Emateres transformam para melhor a vida das famílias que moram no campo, ao levar inovação,  tecnologia,  conhecimento, renda e desenvolvimento  às famílias rurais

“Estamos marcando um espaço. Historicamente, todos nós da extensão, quando conversávamos entre nós, tínhamos a mesma observação: a que não conseguíamos divulgar nosso trabalho. Então, estamos aqui dando um passo para romper essa fase, que nos marca desde a extinção da Embrater. Para esse novo ciclo, uma nova forma de comunicar”, afirmou Argileu, lembrando que o programa quer abranger um público maior, inserindo ai o telespectador urbano.

 

Argileu Martins ressaltou ainda que as instituições governamentais, em todos os níveis, precisam estar informadas sobre a evolução da Ater no país. “Houve, infelizmente, um problema sério de sucateamento de várias das Emateres, a falta de crédito, a falta de políticas públicas substanciais, mas um conjunto delas sobreviveu e hoje tem alta capacidade de resposta. Cito Minas Gerais, entre outras que estão num processo avançado de atualização, como é o caso de Goiás, ambas aqui representadas. Temos de informar a todos essa grande prestação de serviço público, que os mais de 16 mil técnicos da extensão estão fazendo pelo Brasil afora”.

 

O coordenador de Inovação e Sustentabilidade do DATER/MDA, Hur Ben Correa da Silva, assinalou a importância da iniciativa da Asbraer e demonstrou desejo de o MDA firmar parceria com a entidade, com a qual já existem outras parcerias bem sucedidas. “Hoje, existe uma tendência semelhante à da década de 90 de desmobilizar a extensão rural e descaracteriza-la, fazendo com que ela fique, meramente, no conceito de sssistência técnica para cadeias produtivas. Isso não inclui a visão de desenvolvimento, de sustentabilidade, de inclusão e de segurança alimentar, que fazem parte do nosso trabalho. Daí a importância de se divulgar, num veículo de massa, a abrangência do conceito de extensão rural além da assistência técnica”, assinalou Hur Bem.

 

“A Asbraer tem consciência do passo que está dando e temos certeza que ao levar para o público urbano a grande transformação que vive o meio rural e a influência positiva que essa realidade tem na vida dos que vivem na cidade, vamos mudar a forma de as pessoas enxergarem o trabalho da extensão rural. Somos mais de 25 mil trabalhadores no sistema Ater – 16 mil deles no campo -, responsáveis, entre outras coisas, pela produção de quase 70% da produção das DAPs, em todo o Brasil. E é essa ferramenta, que habilita cerca de dois milhões de propriedades rurais a terem acesso ao crédito”, finalizou Argileu.

 

Estiveram presentes ao encontro o secretário em exercício de Agricultura do Distrito Federal, Sebastião Márcio Lopes de Andrade; André Roberto Rostand Prates, gerente de Clientes e Negócios da Caixa Econômica Federal; Antelmo Teixeira Alves, diretor Técnico EMATER/GO; Luiz Carlos Brito, coordenador do Programa de Inovação da EMATER– DF; Amarildo Kalil; presidente da Emater-MG; Marenilson Batista, diretor do DATER/MDA; Hur Ben Correa da Silva, Coordenador de Inovação e Sustentabilidade do DATER/ MDA; Lúcio Taveira Valadão, diretor executivo da ASBRAER.

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br